"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."(Paulo Freire)


quinta-feira, 4 de março de 2010

Estudando a História

O estudo da História qualifica o olhar possibilitando uma melhor compreensão do mundo em que vivemos.

O objetivo principal do estudo da historia não é fazer reviver o passado, mas sim compreendê-lo (Mocellin, 2005).


Guerra fria - mundo bipolar (Bloco capitalista X Bloco socialista)


Durante o ano de 1945, Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética realizaram importantes conferências para orquestrar sua atuação no final da Segunda Guerra. Na Conferência de Yalta, foram determinados os pontos finais da ofensiva contra a Alemanha, as zonas de ocupação do território alemão e a futura reformulação do mapa europeu. O mundo foi praticamente dividido em duas áreas: a dos países sob liderança soviética, que adotariam o socialismo, e a das demais nações, sob a influência da democracia norte-americana (capitalista). A Conferência de Potsdam estabeleceu regras para a Alemanha derrotada: pagamento aos vencedores, supressão das indústrias bélicas, julgamento dos líderes nazistas presos e a divisão do país em áreas de ocupação. Entre as consequências da Segunda Guerra estão o declínio da influência mundial européia, a descolonização afro-asiática, a formação da ONU e o início do conflito político-ideológico entre Estados Unidos e União Soviética. A bipolarização de poderes disputando a hegemonia mundial tornou as relações internacionais no pós-guerra tensas e preocupantes, mesmo sem choque bélico direto entre as duas superpotências. Era a Guerra Fria, período no qual a 'paz seria impossível e a guerra, improvável'.


Como acabou a divisão do mundo surgida após a Segunda Guerra Mundial?


Em 1973 e 1978, o Ocidente atravessou uma grave crise econômica, provocada pelo encarecimento do petróleo. Os países industrializados, incluindo a União Soviética, começaram a fazer uma reforma industrial para se adaptar à nova situação. De organização econômica centralizada, o modelo soviético foi incapaz de acompanhar as mudanças com rapidez. A necessidade de reformas provocou a abertura para modelos econômicos capitalistas. Em pouco tempo, porém, a reforma se transformou em ruptura e o bloco socialista se desintegrou com inesperada rapidez. Na política internacional, os destaques ficam com os presidentes norte-americanos Jimmy Carter e Ronald Reagan e o soviético Mikhail Gorbatchov. Carter estabeleceu o princípio de que não poderia haver colaboração entre as grandes potências sem respeito aos direitos humanos. Reagan devolveu aos Estados Unidos a confiança política. Gorbatchov deu impulso às mudanças nos países comunistas.

Um comentário:

  1. Olá, sou aluna do 3º ano do EM, gostei muito da abordagem desse assunto, pois é o mesmo que estou estudando. Abordado de forma simples e de fácil entendimento, foi muito útil para meu estudo. Obrigada.

    ResponderExcluir