"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."(Paulo Freire)


sexta-feira, 12 de março de 2010

Trabalho dos alunos do 3º ano do ensino médio solicitado pelo professor de geografia Francisco Carlos



Constata-se que as agressões no rio do Antônio ocorrem tanto nas zonas periféricas como no centro da cidade, como pode se observar nas figuras a seguir.

Nos bairros Dr. Juracy e São Jorge, que estão localizados na periferia da cidade, apesar de algumas melhorias que foram feitas na área, como o alongamento das galerias, que retirou o esgoto das portas das residências, a população local sofre com o mau cheiro e com a ação de mosquitos, ratos e baratas (FIGURA 01).

FIGURA 01



Fonte: LEITE, 2010.

Outro local que também chama atenção é a Avenida Virgílio Ataíde, que fica localizada próximo ao centro da cidade e da feira livre, onde circulam centenas de pessoas diariamente, a caminho do mercado municipal, que são afetadas pela poluição visual e também pelo mau cheiro que exala do esgoto a céu aberto (FIGURA 02)

FIGURA 02


Fonte: LEITE, 2010

Na Avenida Exupério Pinheiro Canguçu, que está localizada próximo ao centro comercial, onde estão instalados, bares, restaurantes pousadas, posto de gasolina, órgãos públicos e até o estádio de futebol da cidade, encontra-se, também uma galeria fétida a céu aberto, espalhando contaminação, no bairro São Félix o mais populoso da cidade e em toda a área circunvizinha(FIGURA03).

FIGURA 03


Fonte: LEITE, 2010.

GRAFICO 1


Fonte: LEITE, 2010

Outro fator preocupante é a questão da saúde, da população ribeirinha e das pessoas que moram nas imediações desses locais contaminados, pois conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (2007), as doenças atingem todas as faixas etárias. (GRAFICO 1).

Constata-se que as crianças e os idosos são os mais prejudicados, principalmente as crianças de 0 a 5 anos de idade que costumam circular e até brincar praticamente dentro dos esgotos a céu aberto (FIGURAS 04).


FIGURA 04


Fonte: LEITE, 2010.

Observa - se que o rio do Antonio encontra-se em um estado deplorável, o que alem de deixar a cidade mais feia, vem contribuindo para a proliferação de doenças, que atinge principalmente a população ribeirinha, mas é importante destacar que as pessoas que residem e trafegam no centro cidade e até em áreas de topografia mais elevada já estão sendo alcançadas pelo mau cheiro exalado do rio e são picadas por mosquitos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário