"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."(Paulo Freire)


sexta-feira, 12 de março de 2010

Desenvolvimento Tecnológico na EaD


Segundo Rumble (2000), o desenvolvimento tecnológico da educação a distância passou por quatro gerações:
1ª Geração
Os sistemas de primeira geração eram baseados em textos impressos ou escritos à mão. O termo educação por correspondência descreve este sistema adequadamente. Eram típicas desse período as escolas e faculdades por correspondência comercial, desenvolvidas a partir de 1840.
2ª Geração
Os sistemas de segunda geração eram baseados em televisão e áudio. Eles contavam com a televisão e o rádio para captar grupos de alunos, que poderiam seguir a lição de uma sala de aula distante por meio da televisão ou do rádio.
3ª Geração
Os sistemas de terceira geração trouxeram os sistemas de primeira e segunda fases juntos, em uma abordagem multimídia, com base em textos, áudio e televisão. Entretanto, havia diferenças: a transmissão tendia a ser usada como meio suplementar de apoio ao material impresso, não sendo meio predominante como no caso dos sistemas de segunda geração.
4ª Geração
Os sistemas de quarta geração foram desenvolvidos em torno de comunicações mediadas por redes de computadores, como conferência por computador e correio eletrônico, associados ao acesso a bancos de dados, bancos de informações e bibliotecas eletrônicas, com a utilização de instruções orientada por computador.
As redes, principalmente a Internet, estão provocando mudanças profundas na educação a distância. Antes a EAD era uma atividade muito solitária e exigia muito auto-disciplina. Agora com as redes a EAD continua como uma atividade individual, combinada com a possibilidade de comunicação instantânea, de criar grupos de aprendizagem, integrando a aprendizagem pessoal com a grupal.
Dessa forma, a EAD está descobrindo que pode ensinar de forma menos individualista, mantendo um equilíbrio entre a flexibilidade e a interação.

Um comentário:

  1. O uso de AVAs para a EaD mediada pela Internet mostra-se essencial na atualidade. Daí a necessidade de se conhecer as potencialidades das tecnologias, entendidas aqui como tecnologias intelectuais, e optar por aquelas que melhor atendam as necessidades do processo educativo e dos atores educacionais.

    ResponderExcluir