"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."(Paulo Freire)


sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ensino de Geografia e Novas Tecnologias

Espaço de comunicação entre professores e alunos da disciplina Ensino de Geografia e Novas Tecnologias do 3º ano do ensino médio.

Evolução do pensamento geográfico


  • Determinismo ambiental :

Escola alemã, SEC XIX (Frederic Ratzel) espaço vital.
- Passagem do capitalismo concorrencial, para uma fase monopolista e imperialista(dominação).
- Seus defensores afirmam que as condições naturais, especialmente climáticas e dentro delas a variação de temperatura ao longo das estações do ano, determinam o comportamento do homem, interferindo na sua capacidade de progredir.

  • Possibilismo:

- Escola francesa, SEC XIX e XX (Vidal de La Blache)
- A natureza não é determinante do comportamento humano, mas um acervo de técnicas, hábitos e costumes, que lhe permitam utilizar recursos naturais disponíveis.

  • Geografia teorética-quantitativa:

Escola francesa. Influenciada pelos geógrafos estadunidenses, utiliza-se de cálculos e equações matemáticas e computacionais para formular modelos geográficos.

  • Geografia Crítica:

De forte orientação Marxista teve como um de seus expoentes o geógrafo francês Yves Lacoste.
E no Brasil, Milton Santos (o maior geógrafo do mundo), SEC XX - dec. de 70 e 80 contesta o pensamento dominante: organização sócio-espacial.

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