"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."(Paulo Freire)


sábado, 27 de fevereiro de 2010

Categorias de análises da geografia


Para se estudar e entender a ciência geográfica, os teóricos a dividiu em cinco categorias de analises, o espaço, o lugar, a paisagem, a região e o território, que juntos formam o espaço geográfico. A geografia é uma ciência social que tem como objetivo de estudo o espaço geográfico. Esse espaço é movimentado é dinâmico e se subdivide em (natural e artificial).É construído e reconstruído a través do trabalho e das tecnologias, o homem transforma a natureza, produzindo e reproduzindo o espaço geográfico.

As grandes navegações, a revolução industrial, as comunicações e os transportes, vieram dinamizar a organização do espaço mundial, formando esse mundo globalizado que se conhece hoje.

O Espaço geográfico é o palco das realizações humanas, no entanto, abriga todas as partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas inúmeras especialidades da ciência geográfica.


Quando especificamos o Espaço geográfico, como por exemplo, do Domínio do Cerrado, nos referimos ao conjunto de elementos naturais tais como relevo, clima, vegetação, hidrografia entre outros, e a partir dessa análise temos dados homogêneos que nos leva a pensar que cada um dos elementos será resultado da interligação entre eles, por exemplo, o solo do cerrado é rico em hidróxido de alumínio, portanto sua vegetação sofre reflexos, pois suas folhas e galhos são retorcidos devido a esse fator, também sabemos que o clima é tropical subúmido com um período de seca e um chuvoso, essas informações já são concretas.

No entanto, surgiram novos conceitos acerca desse tema. A configuração da hierarqui a das cidades provavelmente é proveniente do estudo do conjunto de atividades de bens e serviços disponíveis para aquelas populações que vivem nas proximidades (áreas rurais, cidades menores), nesse exemplo existe um espaço hierárquico e não homogêneo, como no caso do cerrado.

A Geografia Cultural na análise do ser humano disponibiliza outra definição para o significado de Espaço Geográfico: lugar onde os seres vivos, inclusive os humanos, buscam instituir laços afetivos relacionados ao respeito ou mesmo ao temor.

Os espaços sagrados formados por um conjunto de ritos religiosos e culturais são exemplos de conceitos que a expressão pode ter.
.

O Lugar:


O espaço do cotidiano,da experiência humana (minha casa, meu bairro, minha cidade).

Vista panorâmica da cidade de Brumado-BA


A Paisagem:

Natural e artificia
l - espaço vivido e percebido (é tudo aquilo que vemos e também o que n ão vemos).



Região:

Uma porção da
superfície terrestre, que diferencia de outra a partir dos seus aspectos naturais e culturais.

Desigualdade regional

O Território:

Base geográfica do estado sobre o qual o exerce a sua soberania e que abrange, o solo, rios, lagos, mares, portos, fronteiras, etc.

O território é o espaço de poder, do exercício da cidadania e das relações sociais.